As pontes criativas representam uma metáfora sobre conexão entre realidades brasileiras e suas culturas. Referências culturais de diferentes localidades, sobre a forma de produtos, ideias e conceitos servirão de inspiração para a realização de intervenções na localidade que será visitada no próximo episódio. A exploração e documentação em diferentes regiões do país resultam em um registro sobre arte, diversidade e inovação.

Reunindo distintos cenários da moda e as pessoas envolvidas nos processos de obtenção das matérias-primas (couro, algodão colorido, renda renascença e outros), além de produtores de moda que atuarão na criação de ensaios fotográficos, as pontes criativas mergulham em histórias, culminando em pautas divertidas, esclarecedoras e, acima de tudo, que valorizam as pessoas e os mais distintos modos de produção do Brasil.


Algodão colorido - Da Paraíba para Pernambuco

Cultivado na Paraíba, o algodão colorido, até então tido como símbolo regional, invadiu o universo da moda e alcançou o status de peça de luxo em feiras internacionais. E para alcançar esse sucesso, o design arrojado usado na intervenção do artesanato em função da moda é o destaque. O artefato é levado para Pernambuco, onde o ensaio é feito nas ruas de Olinda, utilizado por modelos Drag Queens.



Renda renascença - De Pernambuco para Ceará


Passado de geração para geração, a renda Renascença, produzida em Pernambuco, foi difundida pelas mãos de mulheres rendeiras na região Nordeste. Famosas pelo estilo de bordado feito exclusivamente à mão, as rendas Renascença trazem traços marcantes e delicados com predominância de pontos exclusivos e entrelaçados delicados. O artefato vai para o Ceará e será utilizado por pessoas de diferentes gerações de uma família, num ensaio super tradicional no Theatro José de Alencar.


Moda íntima do Ceará - Do Ceará para Campina Grande

Com cerca de 2 mil indústrias, empregando aproximadamente 80 mil pessoas, o Ceará tem ganhado destaque como um dos mais importantes polos de moda íntima do país. A lingerie é peça essencial do guarda-roupas de qualquer pessoa e deixou de ser apenas de uso sob o vestuário, mas que se expõe, seja à luz do sol ou nas luzes artificiais das noites festivas.



Calçados - De Campina Grande para Salvador


Um dos principais responsáveis pela elegância e beleza de um look, os sapatos aliam estilo e conforto para os consumidores. Com design arrojado, diferentes materiais e cores diversificadas, são muitas as opções para escolha de acordo com o estilo de cada um. Campina Grande lidera produção e exportação desse produto para vários lugares do mundo.


Tecidos Étnicos - Do Salvador para Conde / Paraíba

Estampados e coloridos, os tecidos étnicos ganham espaço e ocupam um mercado que busca resgatar ancestralidade do povo negro e valorizar a cultura afro brasileira, de forma a mesclar esse estilo com o ritmo urbano do dia a dia. E é de Salvador, na Bahia, que sai o tecido.



Biojóias - De Conde / Paraíba para Rio de Janeiro


As biojoias usam a arte de transformar materiais descartados pela natureza em bijuterias e semijoias. As peças são produzidas com folhas, sementes, capim dourado, escamas de peixes, pedras naturais entre outros. O acabamento pode ser em metais nobres e ouro. Pequenas empresas investem em matéria-prima da natureza para fazer as biojoias.


Moda Praia - Do Rio de Janeiro para Recife

Referência em moda praia, o Brasil é o país que mais fabrica e consome as roupas e acessórios que incluem a saída de praia, as sacolas coloridas, os chinelos, óculos, chapéus, cangas e toalhas. O país avançou em tecnologia e modelagem ao longo dos anos. O biquíni brasileiro é conhecido internacionalmente por seu estilo mais ousado e por sua qualidade ou mesmo pela criatividade e inovação dos seus modelos.



Moda Reciclável - De Recife para Cachoeira / Bahia


A partir de objetos que virariam lixo, artesões e designers confeccionam peças de arte, objetos utilitários, de decoração e até mesmo roupa. Dessa forma se forma uma rede socioeconômica que envolve toda a comunidade, as pessoas ajudam separando os resíduos, a coleta se transforma em renda e em artigos de moda e decoração.


Couro - De Cachoeira / Bahia para Fortaleza

O couro é uma das matérias prima mais utilizada no mercado da moda, registrando um faturamento de US$ 3,5 bilhões por ano e a geração de mais de 40 mil empregos no Brasil. Por conta da sua resistência e flexibilidade, é possível ser manuseado e trabalhado de diversas maneiras, transformando-o em um material com muitas possibilidades de uso, como: bolsas, agasalhos, sapatos, cintos, carteiras, entre outros.



Chapéus - De Fortaleza para Belo Horizonte


O chapéu, criado para a proteção da cabeça, ainda nos povos primitivos, é um dos itens do vestuário mais utilizado até hoje. Com o passar do tempo, o item foi tomando varias formas, cores e estilos, sendo utilizado tanto para proteção, quanto como um artigo de moda. A maioria dos chapeleiros gostam de trabalhar com o feltro, por dar inúmeras possibilidades de modelagem, porém a palha sintética e a natural também estão super em alta. Existiu um período que a chapelaria era item quase obrigatório e quanto maior o chapéu, passava-se uma imagem de poder e glamour.


Jeans - De Belo Horizonte para Salvador / Bahia

O jeans, símbolo de movimentos que transformaram os costumes e modo de pensar de milhões de pessoas neste século, é uma matéria prima com uma grande variedade de utilizações. Com costuras duplas e reforçadas, o material é bastante resistente e capaz de produzir muitas peças diferentes, como: calças, bolsas, saias, agasalhos, entre outros. São gerados R$ 8 bilhões anualmente no país, a partir da sua matéria, o “denim”, motor da produção nacional de têxteis.



Crochê - De Salvador para São Paulo


Espécie de artesanato, fabricado através de uma agulha especifica, dotada de um gancho, foi e ainda é uma fonte de renda extra para muitas famílias. Fazer uma peça de crochê não é um processo nada simples e consiste em algumas horas de trabalho dependendo do produto, se adaptando a tendências e até mesmo estações do ano, como no verão, que existe uma grande demanda dos biquínis de crochê.


Alfaiataria - De São Paulo para Brumadinho / Minas Gerais

Uma arte que desde seu início vem se transformando e evoluindo constantemente. Antes somente feita para o público masculino, se estendeu para o feminino, ganhando novos estilos e ares atuais. Surgiu no final da idade média, onde cada peça é confeccionada exclusivamente de acordo com as preferências do cliente, existindo a busca contínua do alfaiate pela perfeição, tanto para homens e mulheres.



Tecidos Tecnológicos
De Brumadinho / Minas Gerais para Natal / RN


A indústria têxtil, no século XX, viveu uma grande revolução com a vinda das fibras sintéticas. Com o avanço da tecnologia, fibras aprimoradas vêm surgindo e sendo úteis, como camisas que possuem tecnologias para proteger as pessoas contra o sol, ou o dri-fit, usado na fabricação de roupas para atletas. E essa é a matéria-prima que será utilizada num ensaio no Forte dos Reis Magos em Natal, por atletas locais.


Moda Infatil - De Natal / RN para Alagoas / Maceió

O mercado da moda infantil passou por grandes alterações ao longo dos anos, o que antes buscava a utilização de tecidos resistentes, passa a ser uma reprodução, muitas vezes, de roupas e tendências dos adultos, tornando este negócio estritamente controlado por legislações de segurança e saúde, que visam o conforto e segurança das crianças. Do Rio Grande do Norte, essa matéria-prima é levada para paras piscinas naturais de Maceió, em Alagoas, onde é realizado um ensaio cheio de criatividade e inocência.



Bordado Filé
De Alagoas / Maceió para Piauí / TE


Enquanto o bordado comum se apresenta como um trabalho feito com agulha sobre qualquer tipo de suporte pré-existente, o bordado filé é executado sobre uma superfície de fios já tramados, sendo essa sua característica principal. Esse patrimônio cultural imaterial de Alagoas, que gera cerca de 15 mil empregos indiretos, é a matéria-prima utilizada no ensaio com professores do ensino público do Piauí.


Pedra Opala - De Piauí / TE para Maranhão


Criativos.Br

Criativos.BR – Moda e Identidade é uma série que propõe uma viagem pela moda produzida no Brasil, explorando assuntos como identidades, talentos pouco conhecidos, características da matéria-prima usada na produção de vestuários e acessórios, e desafios criativos ligados a moda.

Entre em contato

Realização

Financiamento